7 de abr. de 2014

Os 5 maiores desastres militares envolvendo computadores

A área militar é conhecida por promover grandes avanços computacionais e tecnológicos. O grande problema é que, em meio aos computadores superpotentes dos exércitos e centros de pesquisas dos governos, existem pessoas.

E como diz o velho ditado popular: errar é humano. Assim, os profissionais altamente treinados pelas forças armadas também estão suscetíveis a falhas. A diferença é que, quando nós — meros internautas — fazemos algo de errado em nossos PCs, o máximo que acontece é perdermos informações e conteúdos pessoais importantes.

Por sua vez, um pequeno descuido ao manipular um sistema militar pode causar problemas e estragos para uma nação inteira. Neste artigo, você vai conhecer alguns dos desastres militares mais bizarros nas forças armadas dos EUA, encontrados pelo site Cracked, ocasionados por erros na frente de um computador.

Você reinicializou o PC?
No início da década de 90, os EUA lideraram um conflito travado contra o Iraque, que havia invadido o Kuwait, o qual ficou conhecido como a Guerra do Golfo. Nesse período, o míssil MIM-104 Patriot foi muito usado para interceptar os projéteis Scud lançados pelas tropas iraquianas.

máquina no período necessário.

Hoje, os PCs estão bem preparados para suportar longas horas de trabalho ou até dias seguidos sem perder desempenho. Contudo, em 1991 a realidade era outra e um computador que realizava infinitos cálculos e tarefas simultaneamente precisava ser reinicializado em curtos períodos de tempo para que não travasse — que foi o ocorrido nesse fatídico dia.

Senha 1234
Quem possui um roteador WiFi em casa ou no trabalho sabe que é importante adicionar uma senha de proteção ao aparelho para que os espertalhões de plantão não “roubem” o sinal ou, o que é mais importante, que pessoas mal-intencionadas consigam acessar o seu PC e adquirir dados sigilosos.

Contudo, parece que o pessoal das Forças Armadas dos EUA esqueceu esse passo básico de segurança no início das suas atividades com os drones (aviões de monitoramento não tripulados). Em 2009, foi descoberto que inimigos haviam interceptado e gravado os registros de imagem e vídeo captados pelas câmeras de aeronaves que atuavam sobre o território iraquiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...