25 de jun. de 2014

Top 10 - Os maiores aviões de combate

Hoje vou falar um pouco dos 10 maiores aviões de combate da história. Vou citar somente aviões com capacidade de abater outras aeronaves, desconsiderando assim bombardeiros e aviões de ataque.
Desde a II Guerra Mundial, os EUA são os líderes de produção de grandes aviões de combate. Um grande avião pode receber motores mais possantes, ter maior velocidade, autonomia e capacidade de transporte de armas.
Dentre todos os grandes caças da II Grande Guerra, os EUA tinham o maior e mais pesado, o interceptador noturno Northrop P-61 Black Widow. Com um peso máximo de decolagem na casa dos 16.400 kg, o P-61 era cerca de 20% mais pesado que seu rival alemão, o Heinkel He-219. 
Com caças acima de 10 toneladas, os EUA estavam bem longe dos pequenos Migs, Yakovlevs e Lavochkins da URSS, que tinham um peso máximo de 6 toneladas. O F3H-2 Demon foi o maior e mais pesado caça de sua geração, com 18 metros de comprimento e 15 ton de peso máximo para decolagem.
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A 2° geração de caças a jato foi marcada pela velocidade de mach 2, ou seja, o avião em condições ideais de vôo, atingia duas vezes a velocidade do som (2.120 km/h).

Dessa vez os britânicos ficaram com os maiores interceptadores, com o Lightning (acima) de 20 toneladas. Porém a USAF não ficou tão distante assim com seu interceptador de 21,50 metros, o Convair F-106 Delta Dart, com um peso máximo de decolagem de 15.620 kg.
Para atingir e manter algum tempo velocidades de mach 2 ou mais, o avião tem mesmo que ser maior e mais pesado, porém nessa época ainda não havia a questão da 'manobra de combate', ou seja, o confronto corpo a corpo entre dois caças a jato. Assim normalmente os caças deveriam apenas serem rápidos e ter grande autonomia de vôo.

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